Olá amigos!
Quando estava no Mestrado na UFSJ, apresentei um trabalho sobre Kunstlerroman, o romance do artista que se faz artista, com meu querido amigo Rafael Senra, escritor e autor de quadrinhos.
Lembro que discutimos que determinadas culturas não conseguem reconhecer um desenho em 2D, pois é preciso um treinamento para ver em uma folha de papel ou em um quadro a existência da profundidade e a correlação com o objeto real.
E se nos aprofundarmos na história da arte ocidental, veremos que o cubismo é um passo além. Muitas e muitas pessoas já me disseram que não gostam do Picasso, que consideram uma arte feia, sem sentido, sem a beleza de um Monet ou a força de um Van Gogh.
Porém, o que falta – em minha opinião – é conhecer mais a obra do genial Picasso. Porque Picasso foi um artista que viveu muito (1881 – 1973) e, portanto, teve várias fases em sua carreira. (Eu particularmente gosto de sua fase azul).
Mas hoje gostaria de compartilhar com todos vocês um vídeo que transformou o quadro mais famoso de Picasso em uma animação 3D.
O quadro é forte. Representa a Guerra Civil espanhola. Quando perguntaram para ele se fora ele quem tinha feito a pintura, ele respondeu: “Não. Foram vocês”.
Picasso em 3D: Agora você vai entender o cubismo